SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número02Movimento social e escola no Rio Grande do Sul: um estudo no campo da história das instituições educativas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473

Resumo

PESQUEIRA, Antonia Blanco  e  LORENZO, María Carmen Ricoy. Las tecnologías de la información y comunicación como recurso en el prácticum de las carreras de educación en España. Perspectiva [online]. 2007, vol.25, n.02, pp.547-578. ISSN 0102-5473.

O presente trabalho trata sobre um estudo em relação as tecnologias da informação e comunicação (TIC) como recurso nas práticas de ensino dos cursos de educação na Espanha. Neste objeto de pesquisa interessa conhecer a incidência que tem o Practicum [pratica do ensino] das tecnologias da informação e comunicação (TIC) e revelar como se perfilam as instituições que trabalham com elas. Se utilizaram questionários como instrumento de coleta dos dados, participando 159 sujeitos envolvidos nas práticas de ensino. Os resultados e as conclusões evidenciaram que as TIC são um potente recurso no Practicum, sempre que as instituições disponham dos recursos materiais e humanos apropriados. Contudo, o emprego destas novas ferramentas tecnológicas no Practicum supõe um desafio para a inovação dos cursos de educação.

Palavras-chave : Tecnologias da Informação e Comunicação; Educação Superior; Práticas de Ensino.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )