SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número01Movimentos sociais e educação popular: lutas nas empresas, em Portugal, após o 25 de AbrilCultura do trabalho, autogestão e formação de trabalhadores associados na produção: questões de pesquisa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473

Resumo

RIBEIRO, Marlene. Educação popular: um projeto coletivo dos movimentos sociais populares. Perspectiva [online]. 2008, vol.26, n.01, pp.41-67. ISSN 0102-5473.

O artigo trata da educação popular referida à educação do campo. Visa a explicitara educação projetada pelos sujeitos políticos coletivos dos movimentos sociais populares em contraposição ao modelo civilizatório de escola moderna, bem como desvelar o movimento contraditório que impregna os conceitos e as experiências das organizações populares como sujeitos da educação popular. A educação moderna produzida pela burguesia está reduzida aos processos escolares, negando os aprendizados da experiência, da cultura e do trabalho. Do mesmo modo que o trabalho é princípio educativo, o movimento social popular é educador como formador da classe e de uma identidade de classe. A educação popular tem, assim, um caráter de classe, e é isso o que a distingue do conceito abstrato de educação moderna. A crítica à educação reduzida à escola não significa negar a instituição escolar ou deixar de reconhecer o direito das classes populares à educação, que é universal. A finalidade a que nos propomos é levantar elementos para construir A concepção de educação popular resgatando sua relação com o mundo do trabalho, no qual se constituem os movimentos sociais populares que, nas suas práticas sociais e pedagógicas, a definem.

Palavras-chave : Educação Popular; Movimentos Sociais e Educação; Trabalho e Educação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )