SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número01Educação popular: um projeto coletivo dos movimentos sociais popularesO trabalhador no centro de propostas de pesquisa-formação para o trabalho associado índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473

Resumo

TIRIBA, Lia. Cultura do trabalho, autogestão e formação de trabalhadores associados na produção: questões de pesquisa. Perspectiva [online]. 2008, vol.26, n.01, pp.69-94. ISSN 0102-5473.

Partimos do pressuposto de que os conceitos são produtos das condições históricas de um determinado espaço/tempo, carregando consigo algo que é e, ao mesmo tempo, pode vir a ser. Em busca de subsídios teórico-metodológicos que contribuam para refletir sobre as dimensões educativas dos processos de trabalho sob o controle dos trabalhadores, (re) visitamos - à luz do materialismo histórico - as categorias "produção associada", "autogestão" e "cultura do trabalho”, fazendo referência a diferentes contextos em que os trabalhadores tomaram para si os meios de produção. Problematizamos os processos de formação de trabalha-dores associados, tendo em conta o movimento social por uma economia popular solidária que, desde o final da década de 1980, com a crise estrutural do emprego,se constrói em âmbito latino-americano.

Palavras-chave : Trabalhadores; Formação; Trabalho.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )