SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número01O trabalhador no centro de propostas de pesquisa-formação para o trabalho associadoCursos pré-vestibulares populares: limites e perspectivas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473

Resumo

VENDRAMINI, Célia Regina. A relação entre trabalho, cooperação e educação nas pesquisas sobre o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. Perspectiva [online]. 2008, vol.26, n.01, pp.119-147. ISSN 0102-5473.

O presente artigo é fruto de análise sobre a produção acadêmica (dissertações e teses disponíveis no Banco de Teses da CAPES) a respeito do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), em especial sobre as pesquisas que abordam a relação entre trabalho, cooperação e educação. Destacamos as pesquisas que avaliam a experiência cooperativista no interior do Movimento, com base em diferentes concepções: os que compreendem que os problemas da cooperativa dizem respeito aos limites dos próprios cooperados e/ou do MST; os que estabelecem uma relação entre o sucesso ou insucesso da cooperativa e a formação política e técnica dos cooperados; os que criticam a ênfase na dimensão econômica das atividades coletivas nos assentamentos, inspirada na visão empresarial de gestão e racionalidade econômica do mundo da mercadoria; os que criticam a redução da cooperação à cooperativa; e, por fim, os que analisam os limites e as possibilidades das cooperativas no modo de produção capitalista, identificando as tensões entre o velho e o novo.

Palavras-chave : Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra; Movimentos Sociais Rurais; Cooperativas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )