SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número01A relação entre trabalho, cooperação e educação nas pesquisas sobre o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem TerraEducação de jovens e adultos trabalhadores no Brasil atual: do simulacro à emancipação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473

Resumo

ZAGO, Nadir. Cursos pré-vestibulares populares: limites e perspectivas. Perspectiva [online]. 2008, vol.26, n.01, pp.149-174. ISSN 0102-5473.

O artigo está voltado para os cursos pré-vestibulares também chamados comunitários ou populares que se consolidam no Brasil na década de noventa e têm como principal objetivo a democratização do ensino. Nos últimos anos é notória a intensificação da demanda pelo ensino superior em decorrência da expansão do ensino básico, da urbanização e das transformações do mercado de trabalho, com profundas repercussões no desemprego, sobretudo entre os jovens. As políticas de expansão mediante a privatização do ensino superior brasileiro não favoreceram o acesso dos egressos do ensino médio que dependem essencialmente do ensino público para prolongar sua escolarização. Considerando a reduzida produção sobre o tema, procuramos levantar um breve histórico sobre a existência desses cursos no país. Faz parte também dos objetivos deste artigo, apresentar parte dos resultados de uma pesquisa com inscritos no processo de seleção e estudantes de um curso pré-vestibular popular existente na cidade de Florianópolis, destacando a composição social de seu público e seu projeto voltado para uma política de redução das desigualdades educacionais, seus limites e possibilidades.

Palavras-chave : Ensino Superior-Seleção; Vestibulandos; Aspectos Sociais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )