SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número01Educação de jovens e adultos trabalhadores no Brasil atual: do simulacro à emancipaçãoA creditação das aprendizagens pela experiência no acesso ao ensino superior: o caso dos maiores de 23 na Universidade de Lisboa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473

Resumo

ALVES, Natália. Políticas de educação-formação para jovens: tensões e contradições. Perspectiva [online]. 2008, vol.26, n.01, pp.209-230. ISSN 0102-5473.

Em Dezembro de 2005, o governo português lança aquele que pode ser considerado como o seu programa mais emblemático no campo da educação/formação: a Iniciativa Novas Oportunidades. Embora se trate de uma iniciativa destinada a qualificar a população jovem e adulta, neste artigo pretendemos apenas discutir as medidas e as acções destinadas aos jovens, demonstrando que se, por um lado, elas visam responder aos objectivos da União Europeia, traçados, em 2000, na Cimeira de Lisboa, por outro, a opção portuguesa de eleger a fileira profissionalizante como alvo privilegiado da sua acção governativa corresponde ao triunfo de uma concepção vocacionalista que vê na educação a "chave para mais crescimento económico, mais emprego e mais coesão social", mas que descura a discussão do seu papel no processo de democratização selectiva do ensino secundário e na produção de formas "doces" de exclusão escolar.

Palavras-chave : Democratização da Educação; Programa Iniciativa Novas Oportunidades.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )