SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número01Políticas de educación y formación para jóvenes: tensiones y contradicciones índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Perspectiva

versión impresa ISSN 0102-5473

Resumen

CABRITO, Belmiro Gil. A creditação das aprendizagens pela experiência no acesso ao ensino superior: o caso dos maiores de 23 na Universidade de Lisboa. Perspectiva [online]. 2008, vol.26, n.01, pp.231-250. ISSN 0102-5473.

A necessidade de requalificar a força de trabalho em Portugal para reforçar a competitividade da economia, conduziu à implementação de políticas de educação e formação no sentido de todos os trabalhadores possuírem a escolaridade obrigatória de 12 anos. De entre essas medidas destaca-se o processo de reconhecimento, certificação e validação de competências adquiridas pela experiência. Nos últimos anos, foram criados os Centros de Reconhecimento e de Validação e Certificação das Competências, sendo as metas a atingir pelo Governo até 2010, a expansão do número de Centros, actualmente em número de 219, para 500, e a qualificação de um milhão de activos. Curiosamente, este reconhecimento da experiência chegou, também, ao Ensino Superior, através do decreto-lei nº 64/2006, de 21 de Março. Assim, desde 2006 que os trabalhadores podem aceder e progredir no ensino superior através da creditação da sua experiência. Neste artigo far-se-á uma breve descrição e análise da forma como decorreu este processo a partir do exemplo dos Maiores de 23 na Universidade de Lisboa e reflectir-se-á sobre os objectivos a ele subjacentes.

Palabras clave : Trabalho Profissional; Experiência; Trabalho Profissional; Reconhecimento; Competência.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )