SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue02Los maestros de Educación básica en México (D.F.) ante la reestructuración del sector educativo author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Perspectiva

Print version ISSN 0102-5473

Abstract

IMEN, Pablo. Políticas educativas y modos de trabajo docente en Argentina: un recorrido por las imposiciones y resistencias entre la reproducción y la emancipación. Perspectiva [online]. 2008, vol.26, n.02, pp.401-432. ISSN 0102-5473.

O presente artigo se propõe analisar algumas das possíveis relações entre a política e o trabalho docente na Argentina a partir de uma reconstrução histórica das relações entre a normativa que regulou sistematicamente o sistema educativo e sua mutua imbricação com a tarefa dos professores. A análise das relações entre políticas e práticas tentou incorporar as imposições governamentais assim como as respostas dos docentes, em especial, daqueles que assumiram posições de rebeldia e realizaram práticas contra-hegemônicas. O ponto de partida é o período em que foi fundado o Sistema Educativo formal na Argentina e a continuação com a recomposição operada principalmente na década dos anos de 1990. A análise se propõe resgatar as relações entre a macro e micro política, como também algumas das disputas entre as imposições e as resistências no plano de tarefa pedagógica.

Keywords : Política e Educação; Escolas Públicas; Prática de Ensino.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )