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Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473

Resumo

IMEN, Pablo. Políticas educativas y modos de trabajo docente en Argentina: un recorrido por las imposiciones y resistencias entre la reproducción y la emancipación. Perspectiva [online]. 2008, vol.26, n.02, pp.401-432. ISSN 0102-5473.

O presente artigo se propõe analisar algumas das possíveis relações entre a política e o trabalho docente na Argentina a partir de uma reconstrução histórica das relações entre a normativa que regulou sistematicamente o sistema educativo e sua mutua imbricação com a tarefa dos professores. A análise das relações entre políticas e práticas tentou incorporar as imposições governamentais assim como as respostas dos docentes, em especial, daqueles que assumiram posições de rebeldia e realizaram práticas contra-hegemônicas. O ponto de partida é o período em que foi fundado o Sistema Educativo formal na Argentina e a continuação com a recomposição operada principalmente na década dos anos de 1990. A análise se propõe resgatar as relações entre a macro e micro política, como também algumas das disputas entre as imposições e as resistências no plano de tarefa pedagógica.

Palavras-chave : Política e Educação; Escolas Públicas; Prática de Ensino.

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