SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue02Políticas educativas y modos de trabajo docente en Argentina: un recorrido por las imposiciones y resistencias entre la reproducción y la emancipaciónTrabalho docente na rede municipal de ensino de Belo Horizonte: análise da produção acadêmica author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Perspectiva

Print version ISSN 0102-5473

Abstract

ALARID DIEGUEZ, José David. Los maestros de Educación básica en México (D.F.) ante la reestructuración del sector educativo. Perspectiva [online]. 2008, vol.26, n.02, pp.433-456. ISSN 0102-5473.

No presente texto se aborda a reestruturação no setor educacional no México e as formas em que se manifestaram, traduzidas, estas, na implementação das políticas educacionais “modernizadoras”, que incidiram na reconfiguração das condições de trabalho dos professores da Educação Básica em México e como esta afetou as tarefas dos mesmos. A reestruturação em andamento seguiu as pautas marcadas pelos organismos internacionais como o Banco Mundial, (BM) o Fundo Monetário Internacional (FMI), e, entre outras questões, as novas políticas de redistribuição do trabalho docente. Também, se analisam as estratégias com que os professores da educação básica da cidade de México enfrentaram as conseqüências negativas que vivenciaram da reforma educativa para seu trabalho e para a educação pública.

Keywords : Educação; México; Reforma Educacional.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )