SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número02Políticas educativas y modos de trabajo docente en Argentina: un recorrido por las imposiciones y resistencias entre la reproducción y la emancipaciónTrabalho docente na rede municipal de ensino de Belo Horizonte: análise da produção acadêmica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473

Resumo

ALARID DIEGUEZ, José David. Los maestros de Educación básica en México (D.F.) ante la reestructuración del sector educativo. Perspectiva [online]. 2008, vol.26, n.02, pp.433-456. ISSN 0102-5473.

No presente texto se aborda a reestruturação no setor educacional no México e as formas em que se manifestaram, traduzidas, estas, na implementação das políticas educacionais “modernizadoras”, que incidiram na reconfiguração das condições de trabalho dos professores da Educação Básica em México e como esta afetou as tarefas dos mesmos. A reestruturação em andamento seguiu as pautas marcadas pelos organismos internacionais como o Banco Mundial, (BM) o Fundo Monetário Internacional (FMI), e, entre outras questões, as novas políticas de redistribuição do trabalho docente. Também, se analisam as estratégias com que os professores da educação básica da cidade de México enfrentaram as conseqüências negativas que vivenciaram da reforma educativa para seu trabalho e para a educação pública.

Palavras-chave : Educação; México; Reforma Educacional.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )