SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue02Trabalho docente na rede municipal de ensino de Belo Horizonte: análise da produção acadêmicaWhy reform? Educational policies of the 1990s, the “new teacher education project” and the results of the national evaluations author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Perspectiva

Print version ISSN 0102-5473

Abstract

SCALCON, Suze. O pragmatismo e o trabalho docente profissionalizado. Perspectiva [online]. 2008, vol.26, n.02, pp.489-521. ISSN 0102-5473.

O presente trabalho é resultado de uma investigação que tomou a profissionalização de professores como objeto de estudo, entendido como conceito principal das mudanças promovidas pela reforma do sistema de formação no Brasil a partir dos anos de 1990. O estudo intentou identificar o teor epistemológico da produção intelectual de autores que publicaram sobre a profissionalização de professores em revistas Qualis Internacional A, entre os anos de 1996 a 2005. Como questão de pesquisa foi tomada a identificação da orientação pegadógico-epistemológica predominante na produção dos referidos autores. Este texto discute a temática da profissionalização no Brasil, aborda a formação de professores como questão de conhecimento e apresenta os resultados da análise empreendida. Concluiu-se que existem duas formas distintas de apreensão do que seja profissionalizar professores e de conceber o trabalho educativo em face de suas finalidades sociais. Inferimos que as teorizações ideológico-políticas, seja dos reformadores, seja dos autores que sustentam pedagogicamente as reformas educacionais, realçam o valor e o poder da teoria, uma vez que pela produção teórica, entre outros, estabelecem condições de disseminação de idéias e consensos.

Keywords : Professores; Formação; Pragmatismo.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )