SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número02Trabalho docente na rede municipal de ensino de Belo Horizonte: análise da produção acadêmicaReformas para quê? As políticas educacionais nos anos de 1990, o “novo projeto de formação” e os resultados das avaliações nacionais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473

Resumo

SCALCON, Suze. O pragmatismo e o trabalho docente profissionalizado. Perspectiva [online]. 2008, vol.26, n.02, pp.489-521. ISSN 0102-5473.

O presente trabalho é resultado de uma investigação que tomou a profissionalização de professores como objeto de estudo, entendido como conceito principal das mudanças promovidas pela reforma do sistema de formação no Brasil a partir dos anos de 1990. O estudo intentou identificar o teor epistemológico da produção intelectual de autores que publicaram sobre a profissionalização de professores em revistas Qualis Internacional A, entre os anos de 1996 a 2005. Como questão de pesquisa foi tomada a identificação da orientação pegadógico-epistemológica predominante na produção dos referidos autores. Este texto discute a temática da profissionalização no Brasil, aborda a formação de professores como questão de conhecimento e apresenta os resultados da análise empreendida. Concluiu-se que existem duas formas distintas de apreensão do que seja profissionalizar professores e de conceber o trabalho educativo em face de suas finalidades sociais. Inferimos que as teorizações ideológico-políticas, seja dos reformadores, seja dos autores que sustentam pedagogicamente as reformas educacionais, realçam o valor e o poder da teoria, uma vez que pela produção teórica, entre outros, estabelecem condições de disseminação de idéias e consensos.

Palavras-chave : Professores; Formação; Pragmatismo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )