SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número02O pragmatismo e o trabalho docente profissionalizadoConhecimento e diretrizes curriculares para o curso de Pedagogia no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473

Resumo

SILVA, Mônica Ribeiro da  e  ABREU, Cláudia Barcelos de Moura. Reformas para quê? As políticas educacionais nos anos de 1990, o “novo projeto de formação” e os resultados das avaliações nacionais. Perspectiva [online]. 2008, vol.26, n.02, pp.523-550. ISSN 0102-5473.

O Brasil vive um contexto de reforma educacional desde o início dos anos de 1990. O presente trabalho se propõe a situar a educação brasileira no âmbito das políticas públicas e faz, inicialmente, um breve histórico e contextualização da reforma educacional do período. Identifica seus primeiros enunciados relacionando-os às condições da educação vigentes no país no momento em que a reforma tem início. Discute o papel que tem ocupado as agências internacionais e as orientações de organismos multilaterais na formulação das políticas locais. Aponta, nesse âmbito, a criação de interlocutores que têm por finalidade promover a viabilização e cumprimento das metas estabelecidas nas parcerias, bem como dar respostas aos agentes parceiros. O trabalho demonstra que um dos principais alvos da reforma foi a mudança curricular, utilizada como estratégia para aproximar a educação escolar das demandas postas pelas transformações ocorridas na economia em geral e no mundo do trabalho em particular. Evidencia a consolidação de um novo projeto de formação com destaque para a formação de professores. Analisa, por fim, os resultados desse processo de reforma tomando por referência o desempenho dos alunos aferidos por meio dos sistemas de avaliação nacional.

Palavras-chave : Reforma do Ensino; Brasil; Avaliação Educacional; Políticas Públicas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )