SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue02Higher Education in Brazil: the implantation of UNITINS and the use of EAD as an expansionist strategy for a public universitySigns of innovation in university teaching by lawyers, engineers and doctors author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Perspectiva

Print version ISSN 0102-5473

Abstract

LIMA, Francis Madlener de  and  DINIS, Nilson Fernandes. O discurso sobre a homossexualidade na visão de estudantes de educação física. Perspectiva [online]. 2008, vol.26, n.02, pp.693-716. ISSN 0102-5473.

O presente artigo tem como objetivo analisar o discurso sobre a homossexualidade produzido por estudantes de um curso de Educação Física. Para tal análise, foi realizada uma pesquisa com duas turmas de formandos/as do curso de Licenciatura nos anos de 2004 e 2005. A pesquisa foi realizada por meio de um questionário elaborado com 23 questões que abordavam aspectos referentes à formação das/dos estudantes no que tange às discussões ligadas à diversidade sexual, com maior ênfase na homossexualidade. O discurso acerca da sexualidade, que regula também a experiência homossexual, fica explícito nestas falas, podendo-se então verificar de que forma esses/as estudantes tratam a homossexualidade, vislumbrando como esse discurso pode vir a afetar a prática pedagógica no espaço escolar, uma vez que a aula de Educação Física é vista como espaço privilegiado para as discussões ligadas ao tema.

Keywords : Gênero; Educação Física; Sexo (Psicologia); Homossexualidade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )