SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número02Enseñanza superior en Brasil: la implementación y el uso de la educación a distancia como estrategia expansionista de una universidad públicaSignos de la innovación en la enseñanza de los Abogados, Ingenieros y Médicos profesores universitarios índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Perspectiva

versión impresa ISSN 0102-5473

Resumen

LIMA, Francis Madlener de  y  DINIS, Nilson Fernandes. O discurso sobre a homossexualidade na visão de estudantes de educação física. Perspectiva [online]. 2008, vol.26, n.02, pp.693-716. ISSN 0102-5473.

O presente artigo tem como objetivo analisar o discurso sobre a homossexualidade produzido por estudantes de um curso de Educação Física. Para tal análise, foi realizada uma pesquisa com duas turmas de formandos/as do curso de Licenciatura nos anos de 2004 e 2005. A pesquisa foi realizada por meio de um questionário elaborado com 23 questões que abordavam aspectos referentes à formação das/dos estudantes no que tange às discussões ligadas à diversidade sexual, com maior ênfase na homossexualidade. O discurso acerca da sexualidade, que regula também a experiência homossexual, fica explícito nestas falas, podendo-se então verificar de que forma esses/as estudantes tratam a homossexualidade, vislumbrando como esse discurso pode vir a afetar a prática pedagógica no espaço escolar, uma vez que a aula de Educação Física é vista como espaço privilegiado para as discussões ligadas ao tema.

Palabras clave : Gênero; Educação Física; Sexo (Psicologia); Homossexualidade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )