SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número01Culturas, medios e identidades en la posmodernidad índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Perspectiva

versión impresa ISSN 0102-5473

Resumen

SOSSAI, Fernando Cesar; MENDES, Geovana Mendonça Lunardi  y  PACHECO, José Augusto. Currículo e “novas tecnologias” em tempos de globalização. Perspectiva [online]. 2009, vol.27, n.01, pp.19-46. ISSN 0102-5473.

Neste ensaio discutimos arranjos epistemológicos que supostamente inscrevem o campo dos estudos curriculares em uma agenda cosmopolita de reflexão. Além disso, analisamos como os estudos curriculares, sob a premissa do diálogo com o fenômeno da globalização, colocam-se a produzir metáforas, epítetos e jargões curriculares cada vez mais alegóricos. Nessa direção, refletimos também sobre o reenquadramento dos estudos curriculares enquanto lugar de práticas de significação, bem como acerca do caráter ambivalente que o processo de digressão sobre a globalização possibilita no próprio campo. No perscrutar desses sentidos, adotamos como lócus de reflexão os híbridos contextos curriculares do Brasil e de Portugal na expectativa de problematizar uma questão basilar: a equivalência semântica das propaladas “novas tecnologias educacionais” a veículos da globalização imaginariamente habilitadas à “atualização” do currículo escolar. Nesse fazer, adotamos como questões referenciais a relação entre currículo e globalização de modo a refletir sobre alguns dos argumentos que têm sido utilizados para interrogar o campo dos estudos curriculares frente aos ensejos de propagandeadas tecnologias capazes de promover o trânsito entre o local e o global.

Palabras clave : Currículos; Globalização; Tecnologia da Informação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )