SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número01Currículo e “novas tecnologias” em tempos de globalizaçãoDiante do abismo digital: mídia-educação e mediações culturais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473

Resumo

COUTINHO, Lidia Miranda  e  QUARTIERO, Elisa Maria. Cultura, mídias e identidades na pós-modernidade. Perspectiva [online]. 2009, vol.27, n.01, pp.47-68. ISSN 0102-5473.

Neste artigo buscamos relacionar o fenômeno da globalização às questões culturais, formação de novas identidades e à crescente expansão das mídias nas sociedades contemporâneas. Discutimos a construção das novas identidades culturais que emergem frente à globalização, fruto da imbricada relação das identidades individuais, coletivas e midiáticas. Contextualizamos o espaço e o lugar que as mídias eletrônicas ocupam nestes tempos de pós-modernidade a partir do conceito de midiatização da sociedade e discutimos as possibilidades que a teoria dos modos de endereçamento traz para o entendimento da relação entre mídia, currículo e escola.

Palavras-chave : Identidade; Mídia; Identidade e Cultura na Pós-Modernidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )