SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número01Cultura, mídias e identidades na pós-modernidadeMídia-educação: entre a teoria e a prática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473

Resumo

FANTIN, Monica  e  GIRARDELLO, Gilka. Diante do abismo digital: mídia-educação e mediações culturais. Perspectiva [online]. 2009, vol.27, n.01, pp.69-96. ISSN 0102-5473.

Este artigo discute a inclusão digital na perspectiva da educação e da cultura, com destaque para as formas como a questão se apresenta no Brasil, mas entendendo que elas não são exclusivas desse contexto. Diante dos complexos desafios à inclusão digital no contexto da globalização, o artigo enfatiza a importância de que as crianças e os jovens possam se apropriar de forma significativa das novas tecnologias e linguagens, numa perspectiva de que a inclusão significa muito mais do que o acesso às tecnologias, configurando-se em uma das frentes de luta contra a desigualdade. As autoras propõem que o enfrentamento da barreira digital seja enriquecido com a valorização das mediações culturais. Nesse sentido, discutem as possibilidades de uma abordagem culturalista de mídia-educação para promover uma inclusão digital que seja experiência de cidadania, pertencimento e participação crítica e criativa na cultura.

Palavras-chave : Inclusão Digital; Mídia; Cidadania; Educação; Inovações Tecnológicas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )