SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número01Diante do abismo digital: mídia-educação e mediações culturaisMidia-educação e pesquisa educativa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473

Resumo

TUFTE, Birgitte  e  CHRISTENSEN, Ole. Mídia-educação: entre a teoria e a prática. Perspectiva [online]. 2009, vol.27, n.01, pp.97-118. ISSN 0102-5473.

O artigo inicia focando as discussões atuais sobre a definição de mídia-educação, referindo-se a uma recente conferência internacional. Hoje contamos com perspectivas interessantes em relação às mídias e às crianças. As tecnologias de mídia mudam rapidamente, assim como o uso que as crianças fazem delas, o que lhes traz habilidades que a geração anterior não tinha. Isto desafia a forma e o conteúdo da mídia-educação, bem como todo o currículo escolar. O artigo discute uma abordagem educacional ampla, teórico-prática, ao tema das mídias e da informação. Parte das experiências de cooperação dos autores com professores do sistema escolar dinamarquês, sendo apresentados dois modelos: o primeiro, que tem sido usado há muitos anos em relação aos meios de comunicação tradicionais, como a imprensa, a TV e o vídeo - o chamado modelo em zig-zag. E o segundo, voltado ao ensino no novo contexto multimídia. O primeiro projeto descreve como ensinar sobre cinema em classes do primeiro ao terceiro ano do ensino primário, e o segundo descreve o desenvolvimento de uma ferramenta de cinema para professores, incluindo o que os autores chamam de “modelo tufão”, uma segunda versão do modelo em zig-zag. O artigo conclui com uma discussão sobre o futuro da mídia-educação.

Palavras-chave : Mídia; Tecnologia Educacional; Educação; Inovações Tecnológicas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )