SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número01Midia-educação e pesquisa educativaBons videogames e boa aprendizagem índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473

Resumo

COSTA, Belarmino Cesar Guimarães da. Ambiente das mídias digitais: reflexões sobre comunicação e educação. Perspectiva [online]. 2009, vol.27, n.01, pp.141-164. ISSN 0102-5473.

Antes de relatar as abordagens sobre mídia digital e fundamentos da educomunicação e da mídia-educação, que têm sido apresentados recentemente no Grupo de Pesquisa Comunicação e Educação (GP) da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM), o artigo formula juízos a respeito do processo de digitalização da informação e sua relação com experiências formativas tendo em conta tratar da relação entre técnica e estética num contexto de virtualização da realidade e da reconfiguração do estatuto da percepção. As modificações empreendidas pelo ambiente sociotécnico na desintermediação das práticas comunicativas e nas apreensões de inteligência, dentre outros aspectos, motivam reflexões sobre mobilidade, compartilhamento de informações e mudanças nas condições associadas à experiência humana.

Palavras-chave : Mídia; Educação; Inovações Tecnológicas; Comunicação e Educação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )