SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue01Ambiente de las midias digitales: reflexiones sobre comunicación y educaciónUma orientação ecológica na abordagem das novas mídias e da comunicação author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Perspectiva

Print version ISSN 0102-5473

Abstract

GEE, James Paul. Bons videogames e boa aprendizagem. Perspectiva [online]. 2009, vol.27, n.01, pp.167-178. ISSN 0102-5473.

O artigo defende que os bons videogames incorporam bons princípios de aprendizagem, apoiados pelas pesquisas atuais em Ciência Cognitiva, e os lista: identidade; interação; produção; riscos; customização; agência; boa ordenação dos problemas; desafio e consolidação; “na hora certa” e “a pedido”; sentidos contextualizados; frustração prazerosa; pensamento sistemático; exploração, pensamento lateral, revisão dos objetivos; ferramentas inteligentes e conhecimento distribuído; equipes transfuncionais e performance anterior à competência. O artigo conclui com a seguinte pergunta: como podemos tornar a aprendizagem, dentro e fora das escolas, mais parecida com os games no sentido de que ela use os tipos de princípios de aprendizagem que os jovens vêem todos os dias nos bons videogames, quando e se estiverem jogando esses games de um modo reflexivo e estratégico?

Keywords : Videogames; Aprendizagem; Cognição.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )