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Perspectiva

versión impresa ISSN 0102-5473

Resumen

GEE, James Paul. Bons videogames e boa aprendizagem. Perspectiva [online]. 2009, vol.27, n.01, pp.167-178. ISSN 0102-5473.

O artigo defende que os bons videogames incorporam bons princípios de aprendizagem, apoiados pelas pesquisas atuais em Ciência Cognitiva, e os lista: identidade; interação; produção; riscos; customização; agência; boa ordenação dos problemas; desafio e consolidação; “na hora certa” e “a pedido”; sentidos contextualizados; frustração prazerosa; pensamento sistemático; exploração, pensamento lateral, revisão dos objetivos; ferramentas inteligentes e conhecimento distribuído; equipes transfuncionais e performance anterior à competência. O artigo conclui com a seguinte pergunta: como podemos tornar a aprendizagem, dentro e fora das escolas, mais parecida com os games no sentido de que ela use os tipos de princípios de aprendizagem que os jovens vêem todos os dias nos bons videogames, quando e se estiverem jogando esses games de um modo reflexivo e estratégico?

Palabras clave : Videogames; Aprendizagem; Cognição.

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