SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número01Uma orientação ecológica na abordagem das novas mídias e da comunicaçãoRobótica pedagógica libre: sobre inclusión socio-digital y democratización del conocimiento índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Perspectiva

versión impresa ISSN 0102-5473

Resumen

VIANA, Maria José Braga. Disposições temporais de futuro e longevidade escolar em famílias populares. Perspectiva [online]. 2009, vol.27, n.01, pp.195-215. ISSN 0102-5473.

Neste trabalho descrevo resultados de duas investigações que abordam uma problemática de fundo comum: as condições que possibilitam o fenômeno, estatisticamente improvável, da longevidade escolar em meios populares. Mais especificamente, busco identificar nas práticas socializadoras de famílias populares um espaço de constituição de disposições facilitadoras de longevidade escolar nesses meios. Defendo que esta seria uma das formas por meio das quais as famílias populares estariam presentes na escolarização prolongada de seus filhos. Dentre os tipos de disposições investigados destaco, para esse trabalho, as temporais. Em pesquisa mais recente estudei sete casos de estudantes do Curso de Pedagogia da FaE/UFMG dos anos de 2002 e 2003, via entrevistas; esses sujeitos foram selecionados no interior de um corpus de 120 autobiografias escolares produzidas de forma escrita. Embora focando os dados das entrevistas, a análise que aqui se desenvolve considera também elementos dessas autobiografias, assim como das trajetórias de dois casos de uma pesquisa anterior. Uma conclusão mais geral desses estudos: existe, nessas famílias, um horizonte de futuro distendido - disposição que é atípica para os meios populares, expresso, sobretudo, na possibilidade de uma vida melhor para os filhos via escola.

Palabras clave : Lar e Escola; Escolaridade; Família.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )