SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue01Temporal dispositions of the future and school longevity in low income familiesGender, color/race and literacy rates in Santa Catarina and Alagoas: an experiment based on micro data from the 2000 census author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Perspectiva

Print version ISSN 0102-5473

Abstract

MILL, Daniel  and  CESAR, Danilo. Robótica pedagógica livre: sobre inclusão sócio-digital e democratização do conhecimento. Perspectiva [online]. 2009, vol.27, n.01, pp.217-248. ISSN 0102-5473.

Neste trabalho propomos o desenvolvimento de um ambiente educacional dinâmico baseado no uso da robótica como tecnologia de aprendizagem disciplinar. Este texto explora a relação entre softwares livres, sucatas e educação, buscando articular propostas de softwares livres com o processo de construção do conhecimento e com princípios de inclusão social. Desenvolver atividades pedagógicas a partir de sucatas e da abertura do código-fonte de programas de computador constituiu uma rica possibilidade de “democratização” do acesso aos bens culturais e tecnológicos, bem do como ao conhecimento.

Keywords : Robótica; Tecnologia Educacional; Inclusão Digital; Software Livre.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )