SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número01Disposiciones temporales de futuro y de longevidad escolar en familias popularesGénero, color/raza y niveles de letramento en Santa Catarina y Alagoas (Brasil): un experimento con base en micro-datos del censo del año 2000 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Perspectiva

versión impresa ISSN 0102-5473

Resumen

MILL, Daniel  y  CESAR, Danilo. Robótica pedagógica livre: sobre inclusão sócio-digital e democratização do conhecimento. Perspectiva [online]. 2009, vol.27, n.01, pp.217-248. ISSN 0102-5473.

Neste trabalho propomos o desenvolvimento de um ambiente educacional dinâmico baseado no uso da robótica como tecnologia de aprendizagem disciplinar. Este texto explora a relação entre softwares livres, sucatas e educação, buscando articular propostas de softwares livres com o processo de construção do conhecimento e com princípios de inclusão social. Desenvolver atividades pedagógicas a partir de sucatas e da abertura do código-fonte de programas de computador constituiu uma rica possibilidade de “democratização” do acesso aos bens culturais e tecnológicos, bem do como ao conhecimento.

Palabras clave : Robótica; Tecnologia Educacional; Inclusão Digital; Software Livre.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )