SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número01Disposições temporais de futuro e longevidade escolar em famílias popularesGênero, cor/raça e níveis de letramento em Santa Catarina e Alagoas: um experimento com base em microdados do censo 2000 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473

Resumo

MILL, Daniel  e  CESAR, Danilo. Robótica pedagógica livre: sobre inclusão sócio-digital e democratização do conhecimento. Perspectiva [online]. 2009, vol.27, n.01, pp.217-248. ISSN 0102-5473.

Neste trabalho propomos o desenvolvimento de um ambiente educacional dinâmico baseado no uso da robótica como tecnologia de aprendizagem disciplinar. Este texto explora a relação entre softwares livres, sucatas e educação, buscando articular propostas de softwares livres com o processo de construção do conhecimento e com princípios de inclusão social. Desenvolver atividades pedagógicas a partir de sucatas e da abertura do código-fonte de programas de computador constituiu uma rica possibilidade de “democratização” do acesso aos bens culturais e tecnológicos, bem do como ao conhecimento.

Palavras-chave : Robótica; Tecnologia Educacional; Inclusão Digital; Software Livre.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )