SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número01Robótica pedagógica livre: sobre inclusão sócio-digital e democratização do conhecimentoConselho de Escola: funções, problemas e perspectivas na gestão escolar democrática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473

Resumo

FERRARO, Alceu Ravanello  e  OLIVEIRA, Jasom de. Gênero, cor/raça e níveis de letramento em Santa Catarina e Alagoas: um experimento com base em microdados do censo 2000. Perspectiva [online]. 2009, vol.27, n.01, pp.249-271. ISSN 0102-5473.

Valendo-se dos microdados do Censo 2000, o estudo se propôs confrontar as relações de gênero e de cor/raça com níveis de letramento nos estados de Santa Catarina (SC) e Alagoas (AL), estados estes representativos das situações extremas, no país, em termos de educação escolar. O estudo considerou apenas a população jovem de 18 a 24 anos, a qual, pela idade, já poderia/deveria ter concluído a Educação Básica, o que corresponde ao nível 4 de letramento. Esses/as jovens de 18 a 24 anos foram classificados em diferentes níveis de letramento com base na quantidade de anos de estudo cursados com aprovação. Os resultados da análise são basicamente três: primeiro, enquanto que em Santa Catarina predominam os níveis mais elevados de letramento, em Alagoas prevalecem os níveis mais baixos; segundo, em ambos os estados, as mulheres situam-se melhor que os homens do respectivo Estado em termos de níveis de letramento; terceiro, tanto em Santa Catarina como em Alagoas tem-se a seguinte ordem decrescente quanto a níveis de letramento: 1o - mulheres brancas, 2o - homens brancos, 3o - mulheres negras, 4o - homens negros, ou seja, superioridade ao mesmo tempo da mulher em relação ao homem e da cor/raça branca em relação à negra. Em síntese, ao mesmo tempo em que se mantêm as históricas desigualdades regionais e de cor/raça, as mulheres jovens (de 18 a 24 anos) apresentam melhores níveis de letramento do que os homens da mesma idade. O principal desafio posto por estes resultados está na investigação e no enfrentamento político e pedagógico das causas que, ao mesmo tempo que levam à inversão da relação de desigualdade no que concerne a gênero, mantêm e reproduzem as desigualdades educacionais relacionadas com as variáveis região e cor/raça.

Palavras-chave : Relações Homem-Mulher; Raças; Alfabetização; Alagoas; Santa Catarina.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )