SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número01Gênero, cor/raça e níveis de letramento em Santa Catarina e Alagoas: um experimento com base em microdados do censo 2000 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473

Resumo

SOUZA, Ângelo Ricardo de. Conselho de Escola: funções, problemas e perspectivas na gestão escolar democrática. Perspectiva [online]. 2009, vol.27, n.01, pp.273-294. ISSN 0102-5473.

O artigo, de natureza bibliográfica, discute os problemas e as perspectivas democráticas dos conselhos de escola. O trabalho discute inicialmente o problema da mitificação da técnica na constituição e uso de mecanismos organizativos de gestão escolar. Na seqüência, o texto demonstra como as funções e potencialidades democráticas do conselho de escola são contrapostas às dificuldades cotidianas para a constituição, manutenção e desenvolvimento de espaços coletivos de gestão, demonstrando o quanto os conselhos são, em princípio, espaços do diálogo e, ao mesmo tempo, o quão distante estão da efetivação da sua função democrática. As conclusões apontam para o importante reconhecimento dos limites existentes na formulação e organização dos conselhos de escola, mas, ao mesmo tempo, sugerem a necessidade da insistência na manutenção e aperfeiçoamento dos conselhos por representarem uma contribuição significativa para a gestão escolar democrática.

Palavras-chave : Conselhos de Educação; Escolas; Organização e Administração.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )