SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número02Indagaciones sobre el conocimiento e el campo de la educaciónDe la méthode ontologiquegénétique en philosophie índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Perspectiva

versión impresa ISSN 0102-5473

Resumen

TORRIGLIA, Patricia Laura  y  DUARTE, Newton. A ciência e a produção de conhecimento na pesquisa educacional: contribuições de Maria Célia Marcondes de Moraes. Perspectiva [online]. 2009, vol.27, n.02, pp.347-374. ISSN 0102-5473.

O presente texto apresenta alguns pontos relevantes acerca dos problemas da ciência e da produção de conhecimento em Educação assinalados em diferentes obras escritas pela Dra. Maria Célia Marcondes de Moraes. Diversos problemas teóricos preocuparam a autora, em especial, o do ceticismo vigente e as profundas contradições nas quais os sentidos e conceitos - que significam movimentos teórico-práticos do real - se apresentam com sutis e marcadas inversões impactando o campo e a pesquisa educacional. Com base em uma perspectiva ontológica materialista e crítica Moraes indagou e aprofundou estas questões, e em especial, discutiu o papel do ser educação em sua máxima expressão.

Palabras clave : Ciência; Produção do Conhecimento; Moraes, Maria Célia Marcondes de.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )