SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número02Indagações sobre o conhecimento no campo da educaçãoSobre o método ontológico-genético em filosofia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473

Resumo

TORRIGLIA, Patricia Laura  e  DUARTE, Newton. A ciência e a produção de conhecimento na pesquisa educacional: contribuições de Maria Célia Marcondes de Moraes. Perspectiva [online]. 2009, vol.27, n.02, pp.347-374. ISSN 0102-5473.

O presente texto apresenta alguns pontos relevantes acerca dos problemas da ciência e da produção de conhecimento em Educação assinalados em diferentes obras escritas pela Dra. Maria Célia Marcondes de Moraes. Diversos problemas teóricos preocuparam a autora, em especial, o do ceticismo vigente e as profundas contradições nas quais os sentidos e conceitos - que significam movimentos teórico-práticos do real - se apresentam com sutis e marcadas inversões impactando o campo e a pesquisa educacional. Com base em uma perspectiva ontológica materialista e crítica Moraes indagou e aprofundou estas questões, e em especial, discutiu o papel do ser educação em sua máxima expressão.

Palavras-chave : Ciência; Produção do Conhecimento; Moraes, Maria Célia Marcondes de.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )