SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número02Arte e educação contra o fetichismo generalizado na sociabilidade contemporâneaRosa roja - Rosa águila: simplesmente Rosa Luxemburgo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473

Resumo

MORAES, Maria Célia Marcondes de  e  MULLER, Ricardo Gaspar. E. P. Thompson e a pesquisa em Ciências Sociais. Perspectiva [online]. 2009, vol.27, n.02, pp.481-517. ISSN 0102-5473.

E. P. Thompson desenvolveu um importante diálogo entre as Ciências Sociais ao incorporar em suas pesquisas históricas categorias sociológicas e ao criticar as tendências funcionalistas de ambas as disciplinas, a Sociologia e a História. Seu método para analisar a formação da classe trabalhadora representa uma crítica simultânea às leis e regras metodológicas de historiadores sociais e sociólogos conservadores, funcionalistas e marxistas ortodoxos. A atualidade da obra de Thompson reside no fato de que seu pensamento é uma defesa da razão e dos fundamentos ontológicos do real, um forte contraponto ao ceticismo epistemológico, à visão relativista que nega a possibilidade do conhecimento objetivo e ao anti-realismo correntes. As proposições thompsonianas têm a disciplina histórica como referência e orientam a reflexão acerca da pesquisa sociológica e das questões político--sociais contemporâneas. Assim, os objetos da pesquisa sociológica, sem perder seu caráter específico, só ganham inteligibilidade se forem compreendidos em seu movimento histórico. É esta percepção de pesquisa que baliza os argumentos do artigo e reconhece Thompson como um interlocutor privilegiado.

Palavras-chave : Ciências Sociais; Pesquisa; Interação Social.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )