SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue02Reflexões e perspectivas das relações entre capital e educaçãoMunicipal education systems in Rio Grande do Sul, Brazil: a close look at the teacher author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Perspectiva

Print version ISSN 0102-5473

Abstract

DONAIRE, Ricardo. Clase media o clase trabajadora? Un ejercicio empírico a partir de las percepciones de los docentes de Buenos Aires. Perspectiva [online]. 2009, vol.27, n.02, pp.543-568. ISSN 0102-5473.

O presente trabalho faz parte de uma pesquisa mais ampla que busca conhecer se é possível conceituar as transformações recentes ocorridas nas condições de existência dos docentes como parte de um processo de proletarização. Para isso, tomamos como fonte dados primários coletados a partir de uma amostra representativa de professores primários e secundários em estabelecimentos públicos e privados de “ensino comum” em Buenos Aires, à qual se aplicou um questionário sobre suas condições de existência e sobre a percepção destas. Os dados que apresentamos neste trabalho constituem os primeiros resultados dessa pesquisa e se referem estritamente à percepção dos próprios entrevistados, se os docentes se representam como trabalhadores, em que sentido, até que grau está extendida essa percepção.

Keywords : Professores; Buenos Aires; Professores; Aspectos Sociais; Autopercepção; Classes Sociais.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )