SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número02Reflexões e perspectivas das relações entre capital e educaçãoSistemas municipais de ensino no Rio Grande do Sul, Brasil: um olhar atento para o professor índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473

Resumo

DONAIRE, Ricardo. Clase media o clase trabajadora? Un ejercicio empírico a partir de las percepciones de los docentes de Buenos Aires. Perspectiva [online]. 2009, vol.27, n.02, pp.543-568. ISSN 0102-5473.

O presente trabalho faz parte de uma pesquisa mais ampla que busca conhecer se é possível conceituar as transformações recentes ocorridas nas condições de existência dos docentes como parte de um processo de proletarização. Para isso, tomamos como fonte dados primários coletados a partir de uma amostra representativa de professores primários e secundários em estabelecimentos públicos e privados de “ensino comum” em Buenos Aires, à qual se aplicou um questionário sobre suas condições de existência e sobre a percepção destas. Os dados que apresentamos neste trabalho constituem os primeiros resultados dessa pesquisa e se referem estritamente à percepção dos próprios entrevistados, se os docentes se representam como trabalhadores, em que sentido, até que grau está extendida essa percepção.

Palavras-chave : Professores; Buenos Aires; Professores; Aspectos Sociais; Autopercepção; Classes Sociais.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )