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Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473

Resumo

RIZZOTTO, Maria Lucia Frizon  e  NOGUEIRA, Francis Mary Guimarães. Políticas para o ensino superior no âmbito do Projeto Revolucionário Bolivariano da Venezuela: aspectos históricos e conceituais. Perspectiva [online]. 2009, vol.27, n.02, pp.603-628. ISSN 0102-5473.

Este estudo de caráter documental apresenta resultados de pesquisa que objetivou abordar aspectos históricos e conceituais que ajudam a compreender tanto a emergência do Projeto Revolucionário Bolivariano (PRB), como as razões que levaram à criação da Universidade Bolivariana da Venezuela e da Missão Sucre, principal política do governo Chávez para o Ensino Superior. O recorte da pesquisa está circunscrito ao primeiro governo de Chávez, particularmente ao período compreendido entre 2003 e 2006. Buscou-se mostrar como o processo de formação em curso naquele país se articula com a implementação do PRB. Propõe-se também realizar análises acerca da concepção de formação subjacente à política de Ensino Superior. Neste artigo, concluiu-se que a apropriação de princípios liberais no processo educativo, dadas as contradições e a polarização que vive a sociedade venezuelana, pode não viabilizar a consecução do processo de transformação social em curso naquele país.

Palavras-chave : Ensino Superior; Venezuela; Universidade Bolivariana da Venezuela.

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