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Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473

Resumo

PEREIRA, Gilson Ricardo de Medeiros  e  ANDRADE, Maria da Conceição Lima de. A moratória profissional do Magistério: ensaio de interpretação sociológica. Perspectiva [online]. 2009, vol.27, n.02, pp.629-652. ISSN 0102-5473.

O objetivo do presente texto é abordar a profissionalização do Magistério no estado atual do campo educacional brasileiro. Submetem-se à análise o recrutamento, isto é, as condições de escolha desta específica ocupação; a formação inicial, quer dizer, os processos por meio dos quais são incorporadas as disposições físicas e cognitivas necessárias a esse ofício; e a formação continuada, ou seja, a reestruturação contínua dessas disposições. Define-se o exercício profissional como ação baseada em estratégias orientadas por objetivos, que pressupõem conhecimentos incorporados por meios garantidos e institucionalmente legitimados, e, além disso, como ação orientada por uma ética capaz de regular os padrões de comportamento quando do exercício das atividades profissionais. Parte-se da proposição segundo a qual a oposição entre “realização cognitiva” e “realização moral” comanda o recrutamento de docentes e, sob muitos aspectos, condiciona os caminhos da profissionalização. Uma vez confrontada com outro índice, o rendimento propriamente escolar dos agentes, a oposição mencionada permite esclarecer o quadro do recrutamento atual para o ingresso na profissão docente, sobretudo em seus postos mais inferiores, o do Magistério da Educação Infantil, e torna possível compreender os desdobramentos subseqüentes da profissionalização, nas modalidades de formação inicial e continuada.

Palavras-chave : Professores; Formação; Carreiras; Formação; Educação Permanente.

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