SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número01Entre el pensar y el conocer: un lugar para la diferencia en la formación de profesoresPedagogías desde la diversidad cultural: una invitación a la investigación colaborativa intercultural índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Perspectiva

versión impresa ISSN 0102-5473

Resumen

MACHADO, Ilma Ferreira. Educação do campo e diversidade. Perspectiva [online]. 2010, vol.28, n.01, pp.141-156. ISSN 0102-5473.

Neste texto, discute-se que a educação do campo, historicamente desprezada pelas políticas públicas, é uma das dimensões da diversidade sociocultural de nosso país que não pode mais ser negada. Os programas emergenciais e as políticas compensatórias de outrora, pensadas por agentes externos, centradas no aspecto econômico-produtivo e referenciadas em um padrão de cultura urbana, retratam a perspectiva de tratamento utilitarista e discriminatório dado ao campo. Essas políticas tentaram, dessa forma, silenciar a diversidade sociocultural do campo e a potencialidade criadora de seus sujeitos. Contra essa prática, emergem os movimentos sociais, procurando evidenciar a importância do protagonismo e da autonomia dos sujeitos do campo na construção de projetos político-sociais e pedagógicos que contemplem as especificidades desse contexto, possibilitando articular, em uma dimensão de totalidade, saber local e saber universal e, ao mesmo tempo, buscando superar a polarização campo-cidade.

Palabras clave : Educação Rural; Diversidade Cultural.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )