SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue01Black boys and girls in Brazilian children's literature: (un)veiling prejudicesIs concern with research methodology out of style? Analysis of works presented in an event in the field of education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Perspectiva

Print version ISSN 0102-5473

Abstract

OLIVEIRA, Iolanda de. Negros e educação no Brasil: uma entrevista com o coração de uma militante acadêmica. Perspectiva [online]. 2010, vol.28, n.01, pp.213-224. ISSN 0102-5473.

O cenário de partida é o Estado do Rio de Janeiro. Pedagoga e mestre em Educação por esta universidade, o que seguiu à experiência como normalista em Três Rios (RJ), doutorou-se no Instituto de Psicologia da USP. Idealizadora e articuladora central da criação do Programa de Educação Sobre Negros na Sociedade Brasileira (Penesb/1995) na UFF, atualmente é professora associada na Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF). Instigada pelo sentimento plantado quando, ainda nos anos 1980, leu Carlos Hasenbalg em Estrutura social, mobilidade e raça, perscrutou a ausência dos negros nos patamares mais avançados da escolarização, como a quase absoluta negação do debate sobre relações raciais como parte da dinâmica social na universidade. Suas palavras expressam a resistência de uma mulher educadora, negra, dotada de uma percepção original acerca dos processos de intervenção para o enfrentamento do racismo nos mais diversos espaços sociais.

Keywords : Oliveira, Iolanda de; Entrevistas; Mulheres na Educação; Negras.

        · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )