SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número01Meninos e meninas negras na literatura infantil brasileira: (des)velando preconceitosA preocupação com a metodologia de pesquisa está fora de moda? Análise de trabalhos apresentados em um evento da área da educação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473

Resumo

OLIVEIRA, Iolanda de. Negros e educação no Brasil: uma entrevista com o coração de uma militante acadêmica. Perspectiva [online]. 2010, vol.28, n.01, pp.213-224. ISSN 0102-5473.

O cenário de partida é o Estado do Rio de Janeiro. Pedagoga e mestre em Educação por esta universidade, o que seguiu à experiência como normalista em Três Rios (RJ), doutorou-se no Instituto de Psicologia da USP. Idealizadora e articuladora central da criação do Programa de Educação Sobre Negros na Sociedade Brasileira (Penesb/1995) na UFF, atualmente é professora associada na Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF). Instigada pelo sentimento plantado quando, ainda nos anos 1980, leu Carlos Hasenbalg em Estrutura social, mobilidade e raça, perscrutou a ausência dos negros nos patamares mais avançados da escolarização, como a quase absoluta negação do debate sobre relações raciais como parte da dinâmica social na universidade. Suas palavras expressam a resistência de uma mulher educadora, negra, dotada de uma percepção original acerca dos processos de intervenção para o enfrentamento do racismo nos mais diversos espaços sociais.

Palavras-chave : Oliveira, Iolanda de; Entrevistas; Mulheres na Educação; Negras.

        · texto em Português     · Português ( pdf )