SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número01Negros e educação no Brasil: uma entrevista com o coração de uma militante acadêmicaDiversidade e diferenciação pela pesquisa universitária índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473

Resumo

DAMIANI, Magda Floriana; PIRES, Fabiana Lasta Beck  e  CASTRO, Rafael Fonseca de. A preocupação com a metodologia de pesquisa está fora de moda? Análise de trabalhos apresentados em um evento da área da educação. Perspectiva [online]. 2010, vol.28, n.01, pp.227-246. ISSN 0102-5473.

Este artigo tem como objetivo apresentar os resultados de uma análise oriunda de uma amostra aleatória de trabalhos que constavam dos anais de um conceituado evento da área da Educação. A análise centrou-se na presença/ausência de elementos considerados, pelo grupo de pesquisadores, fundamentais em um relato de pesquisa. Esses elementos foram estabelecidos a partir de uma revisão de literatura sobre o tema. Cada trabalho foi analisado por dois examinadores que preencheram formulários com informações acerca dos seguintes aspectos previamente selecionados: omissão de objetivos; ausência de descrição dos sujeitos e do seu processo de seleção; ausência de descrição dos instrumentos de coleta e análise de dados; e não-inclusão de bibliografia relativa à metodologia de pesquisa nas referências. A análise desses percentuais indicou a existência de lacunas relativas aos diferentes elementos analisados, sugerindo problemas de qualidade nesses relatórios, o que reflete um provável descaso com a descrição detalhada dos métodos investigativos utilizados. Os resultados são preocupantes e alertam para a importância de uma ampla discussão sobre metodologia de pesquisa e sobre elaboração de relatórios, tanto entre pesquisadores quanto entre cursos de formação para a pesquisa.

Palavras-chave : Pesquisa; Metodologia; Relatórios de Pesquisa.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )