SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número01A preocupação com a metodologia de pesquisa está fora de moda? Análise de trabalhos apresentados em um evento da área da educação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473

Resumo

CAREGNATO, Célia Elizabete. Diversidade e diferenciação pela pesquisa universitária. Perspectiva [online]. 2010, vol.28, n.01, pp.247-268. ISSN 0102-5473.

Os sistemas nacionais de Ensino Superior são diversificados e complexos, o que cria condições para a produção de pesquisa e de conhecimento pelas instituições com variados graus de abrangência e de repercussão. O presente artigo registra a construção de um caminho para a análise da relação entre a diversidade institucional e a atividade de pesquisa. Ao se interpretar a diferenciação de características das instituições de mesma natureza, contribui-se para o conhecimento do sistema de Ensino Superior. Recorre-se à metodologia de análise weberiana do tipo-ideal, sem, portanto, proporem-se modelos para classificar as instituições reais ou os modelos ideais a serem atingidos.

Palavras-chave : Pesquisa Educacional; Ensino Superior; Universidades e Faculdades.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )