SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número02Aproximación a la literacidad crítica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473

Resumo

MASNY, Diana. Multiple literacies theory: how it functions, what it produces. Perspectiva [online]. 2010, vol.28, n.02, pp.337-352. ISSN 0102-5473.

No momento existem duas teorias do letramento que parecem dominar as pesquisas sobre o tema. Elas são conhecidas como Novos Estudos em Letramento (New Literacy Studies - NLS) (BARTON; HAMILTON; IVANIC; 2002; STREET, 2003) e Multiletramentos (COPE; KALANTZIS, 2009). Este artigo é sobre uma teoria diferente, a Teoria dos Letramentos Múltiplos (Multiple Literacies Theory - MLT) que se destaca das outras ontologicamente e epistemologicamente. O texto irá também sublinhar aspectos dos Novos Estudos em Letramento e os Multiletramentos, de maneira a evidenciar as diferenças com a Teoria dos Letramentos Múltiplos. Este artigo tem como objetivo impulsionar os principais conceitos subjacentes a esta teoria e apresentar vinhetas de um estudo examinando como percepções dos sistemas de escrita em crianças multilingues contribuem para a leitura, a leitura do mundo e de si mesmo enquanto textos.

Palavras-chave : Letramento; Leitura; Escrita.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )