SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número02Multiple literacies theory: how it functions, what it producesTrajetórias de acesso ao mundo da escrita: relevância das práticas não escolares de letramento para o letramento escolar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473

Resumo

CASSANY, Daniel  e  M. CASTELLA, Josep. Aproximación a la literacidad crítica. Perspectiva [online]. 2010, vol.28, n.02, pp.353-374. ISSN 0102-5473.

Exploramos aqui os conceitos de letramento e de crítica, ou de leitura e escrita de ideologias, tomando “ideologia” como o posicionamento que um autor toma em seu texto sobre qualquer questão (política, social, desportiva, etc.). Analisamos o campo semântico de ambos os conceitos, suas raízes filosóficas, pedagógicas e linguísticas, e os vocábulos usados em vários idiomas para denominá-los. Formulamos finalmente a distinção teórica entre um leitor crítico e a-crítico, a partir das abordagens da Análise Crítica do Discurso, e os exemplificamos com o caso de um planfleto político com 5 palavras.

Palavras-chave : Alfabetização; Leitura.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )