SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue02School literacies: collections of texts in Portuguese textbooksKnowledge and representations: literacy practices on native language classes author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Perspectiva

Print version ISSN 0102-5473

Abstract

ASSIS, Juliana Alves. Saberes, valores e crenças sobre a prática docente no discurso do professor em formação. Perspectiva [online]. 2010, vol.28, n.02, pp.467-487. ISSN 0102-5473.

Tomando o discurso de uma professora de língua portuguesa em formação sobre sua primeira experiência docente, este artigo busca analisar as representações sociais que orientam a ação docente e sua construção identitária. A análise dos valores e conhecimentos projetados nos dados permite tanto entrever um processo intrincado e conflituoso de construção da identidade docente, quanto revelar pistas das redes de atividades e discursos implicadas no percurso de letramento desse “ser professor”.

Keywords : Professores; Formação; Representações Sociais; Identidade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )