SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número02Letramentos escolares: coletâneas de textos nos livros didáticos de língua portuguesaSaberes e representações: práticas de letramento em aulas de língua materna índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473

Resumo

ASSIS, Juliana Alves. Saberes, valores e crenças sobre a prática docente no discurso do professor em formação. Perspectiva [online]. 2010, vol.28, n.02, pp.467-487. ISSN 0102-5473.

Tomando o discurso de uma professora de língua portuguesa em formação sobre sua primeira experiência docente, este artigo busca analisar as representações sociais que orientam a ação docente e sua construção identitária. A análise dos valores e conhecimentos projetados nos dados permite tanto entrever um processo intrincado e conflituoso de construção da identidade docente, quanto revelar pistas das redes de atividades e discursos implicadas no percurso de letramento desse “ser professor”.

Palavras-chave : Professores; Formação; Representações Sociais; Identidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )