SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue02Knowledge, values and faith about the teaching practice on the discourse of the teacher under trainingInitial reading instruction and literacy on school scenery: comprehensions of educational managers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Perspectiva

Print version ISSN 0102-5473

Abstract

LOPES, Maria Angela Paulino Teixeira. Saberes e representações: práticas de letramento em aulas de língua materna. Perspectiva [online]. 2010, vol.28, n.02, pp.489-507. ISSN 0102-5473.

Sob uma perspectiva sociointeracionista de análise, este artigo objetiva demonstrar as relações existentes entre concepções e representações de agir docente e seus efeitos sobre os modos de didatização e as práticas de letramento, no ensino de língua materna. Para a demonstração da investigação foram considerados dados coletados em áudio e vídeo, em aulas de língua portuguesa, ao longo de quatro semanas, além de questionários, entrevistas semidirigidas e de autoconfrontação, realizados com professores de língua materna da Educação Básica.

Keywords : Agir Docente; Semântica da Ação; Aula de Língua Materna; Didatização.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )