SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número02Saberes, valores e crenças sobre a prática docente no discurso do professor em formaçãoAlfabetização e letramento no cenário escolar: compreensões de gestores educacionais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473

Resumo

LOPES, Maria Angela Paulino Teixeira. Saberes e representações: práticas de letramento em aulas de língua materna. Perspectiva [online]. 2010, vol.28, n.02, pp.489-507. ISSN 0102-5473.

Sob uma perspectiva sociointeracionista de análise, este artigo objetiva demonstrar as relações existentes entre concepções e representações de agir docente e seus efeitos sobre os modos de didatização e as práticas de letramento, no ensino de língua materna. Para a demonstração da investigação foram considerados dados coletados em áudio e vídeo, em aulas de língua portuguesa, ao longo de quatro semanas, além de questionários, entrevistas semidirigidas e de autoconfrontação, realizados com professores de língua materna da Educação Básica.

Palavras-chave : Agir Docente; Semântica da Ação; Aula de Língua Materna; Didatização.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )