SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue02Knowledge and representations: literacy practices on native language classes“Hidden” features of academic paper writing author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Perspectiva

Print version ISSN 0102-5473

Abstract

HEINIG, Otilia Lizete de Oliveira Martins. Alfabetização e letramento no cenário escolar: compreensões de gestores educacionais. Perspectiva [online]. 2010, vol.28, n.02, pp.509-540. ISSN 0102-5473.

A pesquisa “A compreensão do letramento nas novas gestões educacionais” foi realizada com gestores educacionais responsáveis pelos anos iniciais do Ensino Fundamental de seis municípios de Santa Catarina. O objetivo deste artigo é compreender a concepção de linguagem que fundamenta a implantação do Ensino Fundamental de nove anos. O instrumento de coleta de dados foi a entrevista narrativa. Dos enunciados, depreende-se que letramento e alfabetização são compreendidos dicotomicamente, o que implica o fazer pedagógico e nele o papel do professor e a organização curricular. Há também uma inquietude quanto ao ensino da leitura e da escrita no primeiro ano.

Keywords : Alfabetização; Ensino de Segundo Grau; Leitura; Escrita.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )