SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número02Saberes y representaciones: prácticas de literacidad en las clases de lengua maternaDimensiones “escondidas” en la escritura de los artículos académicos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Perspectiva

versión impresa ISSN 0102-5473

Resumen

HEINIG, Otilia Lizete de Oliveira Martins. Alfabetização e letramento no cenário escolar: compreensões de gestores educacionais. Perspectiva [online]. 2010, vol.28, n.02, pp.509-540. ISSN 0102-5473.

A pesquisa “A compreensão do letramento nas novas gestões educacionais” foi realizada com gestores educacionais responsáveis pelos anos iniciais do Ensino Fundamental de seis municípios de Santa Catarina. O objetivo deste artigo é compreender a concepção de linguagem que fundamenta a implantação do Ensino Fundamental de nove anos. O instrumento de coleta de dados foi a entrevista narrativa. Dos enunciados, depreende-se que letramento e alfabetização são compreendidos dicotomicamente, o que implica o fazer pedagógico e nele o papel do professor e a organização curricular. Há também uma inquietude quanto ao ensino da leitura e da escrita no primeiro ano.

Palabras clave : Alfabetização; Ensino de Segundo Grau; Leitura; Escrita.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )