SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número02Saberes e representações: práticas de letramento em aulas de língua maternaDimensões “escondidas” na escrita de artigos acadêmicos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473

Resumo

HEINIG, Otilia Lizete de Oliveira Martins. Alfabetização e letramento no cenário escolar: compreensões de gestores educacionais. Perspectiva [online]. 2010, vol.28, n.02, pp.509-540. ISSN 0102-5473.

A pesquisa “A compreensão do letramento nas novas gestões educacionais” foi realizada com gestores educacionais responsáveis pelos anos iniciais do Ensino Fundamental de seis municípios de Santa Catarina. O objetivo deste artigo é compreender a concepção de linguagem que fundamenta a implantação do Ensino Fundamental de nove anos. O instrumento de coleta de dados foi a entrevista narrativa. Dos enunciados, depreende-se que letramento e alfabetização são compreendidos dicotomicamente, o que implica o fazer pedagógico e nele o papel do professor e a organização curricular. Há também uma inquietude quanto ao ensino da leitura e da escrita no primeiro ano.

Palavras-chave : Alfabetização; Ensino de Segundo Grau; Leitura; Escrita.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )